terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Joseph Alleine


Joseph Alleine (batizado 8 de abril de 1634 - 17 Novembro 1668) foi um pastor Puritano Inglês dissidente e autor de muitas obras religiosas.

Alleine pertencia a uma família que havia estabelecido originalmente no Suffolk. Já em 1430 alguns dos descendentes de Alan, Senhor do Buckenhall assente no bairro de Calne e Devizes.

Estes eram os ancestrais imediatos da "digno senhor Tobie Alleine de Devizes", o pai de José, que era o quarto de uma grande família, nascido em Devizes no início de 1634. 1645 está marcado na página-título de um tratado singular de idade, por uma testemunha ocular, como o ano da sua criação frente na corrida cristã.

Seu irmão mais velho Edward foi um clérigo, mas neste ano morreram, e José suplicou ao pai que ele poderia ser educado para suceder o irmão no ministério.

Em abril de 1649 ele entrou Lincoln College, Oxford, e em 3 de novembro de 1651, tornou-se estudioso de Corpus Christi College. Em 6 de julho de 1653, tomou o grau de BD, e tornou-se professor e capelão do Corpus Christi, preferindo isto a uma bolsa.

Em 1654 ele tinha ofertas de preferment alta no estado, que declinou, mas em 1655 George Newton, da grande Igreja de Santa Maria Madalena, Taunton, procurou-o para assistente e Alleine aceitou o convite. Quase coincidente com a sua ordenação como pastor associado veio de seu casamento com Theodosia Alleine, filha de Richard Alleine.

Amizades entre os "gentil e simples" do primeiro, com Lady Farewell, neta do testemunho protetor Somerset para a atração da vida privada Alleine's.

Sua vida pública foi um modelo de dedicação pastoral, ainda encontrou tempo para continuar seus estudos, um monumento de que era a sua Theologia Philosophica (a MS perdeu.), Uma tentativa aprendeu a harmonizar a revelação ea natureza, que era admirado por Richard Baxter.

Alleine era nenhum estudioso meros ou divino, mas um homem que associados em condições de igualdade com os fundadores da Royal Society. Estes estudos científicos, entretanto, foram mantidos em subordinação ao seu bom trabalho. Ele foi surpreendentemente influente para um homem tão jovem, e isso foi graças a sua seriedade e contundência.

O ano de 1662 encontrou pastores seniores e juniores da mesma opinião, e ambos estavam entre os dois mil ministros ejetado. Alleine, com John Wesley (avô do célebre John Wesley), também expulso, depois viajou aproximadamente, pregando sempre oportunidade foi encontrado.

Por isso ele foi preso, indiciado por ocasião das sessões, prepotências e multado. Suas cartas da prisão foi um Cardiphonia mais cedo do que John Newton. Ele foi libertado em 26 de maio de 1664, e apesar da Conventicle, ou Five Mile Act, ele retomou a sua pregação. Ele encontrou-se novamente na prisão, e outra vez um sofredor.

Sua Morte


Desgastados pela constante perseguição, ele morreu em novembro de 1668; e as rezadeiras, lembrando as palavras do seu ministro da amada, enquanto ainda com eles, "Se eu morrer cinquenta milhas de distância, deixe-me ser enterrado em Taunton," encontrou um túmulo para ele em mor de Santa Maria.

Nenhum nome é tão puritano inconformado carinhosamente acalentado como o de Joseph Alleine. Sua obra literária foi chefe de um alarme para os não-convertidos (1672), também conhecido como o guia seguro para o Céu, que tinha uma enorme circulação. Seus restos apareceram em 1674.

Nenhum comentário:

Postar um comentário